PSICANÁLISE | PSICOPEDAGOGIA | PSICOLOGIA
Psicoterapia Psicanalítica
Psicoterapia Infantil
O que é Psicoterapia Infantil?
A Psicoterapia Infantil é o acompanhamento psicológico realizado através do brincar.
É no processo de Psicoterapia que a criança encontrará um espaço potencial para a expressão das vivencias e sentimentos causadores dos sintomas.
São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para crianças. Podemos destacar:
- Baixo rendimento escolar;
- Comportamentos agressivos;
- Timidez;
- Enurese noturna;
- Hiperatividade;
- Dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares;
- Depressão;
- Obesidade, etc.
Esses comportamentos podem estar associados à falta de habilidade para lidar com situações adversas e difíceis, como a separação dos pais, mudança de escola, bullying, luto, entre outros.
A psicoterapia ajuda a criança a identificar e reconhecer suas emoções e ajuda, também, aos pais a lidarem com as questões apresentadas pelo filho.

Psicoterapia Psicanalítica
Psicoterapia para adolescentes
A psicoterapia para adolescentes auxilia para que o jovem entenda os conflitos inerentes ao seu contexto, e reflita sobre sua conduta, sobre isolamento social, uso de drogas e outros problemas que passam a ser mais bem trabalhados se surgirem.
A adolescência é um período no qual acontecem grandes alterações hormonais, de humor e comportamentais.
Algumas características são típicas da adolescência, como manifestações mais impulsivas, instabilidade de humor e ânimo, mudanças nos interesses, necessidade de formar a própria identidade, entre outros.
As mudanças naturais da adolescência já seriam justificativas plausíveis para indicação da psicoterapia, como também não é raro que as patologias se apresentem nesta idade. Existem alguns fatores que indicam o desenvolvimento de alguma patologia e também a necessidade de procurar ajuda profissional como:
- Mudança no rendimento escolar para pior;
- Menos comunicação; - Isolamento social;
- Alterações no sono (como insônia ou sono demais);
- Ansiedade que provoque algum prejuízo na vida da pessoa;
- sintomas de depressão, infelicidade, tristeza excessiva;
- Problemas com auto imagem e auto estima;
- Auto mutilação (por exemplo, se cortar);
- Comportamento de oposição, rebeldia, agressividade e etc.
A psicoterapia com adolescentes oferece um ambiente de escuta, acolhimento, compreensão, favorece o processo do autoconhecimento, identificação e administração de emoções, auxilia na percepção de si e do mundo de uma maneira funcional.

Psicoterapia Psicanalítica
Psicoterapia para adultos
É o atendimento conduzido por um psicoterapeuta que auxilia o adulto na busca pelo autoconhecimento e a lidar com dificuldades no âmbito pessoal, profissional, conjugal ou familiar.
A vida adulta é uma fase repleta de conflitos e dificuldades.
Há momentos na vida que tomar decisões torna-se tarefa difícil, pois existem infinitas variáveis que confundem nossos pensamentos e nos colocam em situação de dúvida, todo e qualquer ser humano é passível de sentir-se fragilizado emocionalmente frente às situações e relações vivenciadas em seu dia a dia.
A psicoterapia tem por objetivo auxiliar o paciente no seu processo de autoconhecimento, suas características, suas emoções, seus sentimentos, suas dores, seus quereres, ajudando o paciente a entrar em contato e a lidar com conteúdo necessário para o seu desenvolvimento.
A Psicoterapia para adultos é indicada para pacientes que apresentam:
- Quadros de depressão;
- Ansiedade;
- Transtornos alimentares (anorexia, bulimia e obesidade);
- Luto;
- Fobias;
- Angústia;
- Estresse pós-traumático;
- Entre outras situações que possam causar sofrimento e interferir no seu dia-a-dia.
No processo terapêutico, muitos questionamentos podem ser esclarecidos e por intermédio de procedimentos e técnicas, o paciente sente-se seguro e confiante para se expor à essas dificuldades e voltando a assumir as rédeas da própria vida.
